copyleft

O copyleft e a preservação de autoria

Símbolo do copyleft
Copyleft é, em inglês, exatamente o contrário do nosso conhecido copyright: este visa a proteção do conteúdo instituindo barreiras à disseminação de conteúdo de um determinado autor, enquanto que, aquele visa a ampla e livre distribuição, autoriza a modificação e também permite a difusão de conteúdo. Alguns traduzem a expressão copyleft como "deixai copiar".

Uma vez lançada uma obra artística ou intelectual na internet, é impossível manter um controle sobre os direitos de criação, ou autorais, pertencentes ao autor desta. Assim, é crescente o número de criadores que aderem ao copyleft, disponibilizando seus documentos ou obras em domínios públicos ou em sistemas que objetivam a flexibilização de licenças como o Creative Commons.

Mesmo que a lei preveja o crime de plágio, não há como fiscalizar ou manter um controle sobre um conteúdo divulgado na web. Sabendo disso, os autores preferem flexibilizar licenças e disponibilizar o conteúdo, na maioria das vezes, gratuitamente.

Fonte: http://hzetainforma.blogspot.com/2010/11/o-copyleft-e-preservacao-de-autoria.html. Acessada no dia 14 de fevereiro de 2011.